FESTIVAL DO RIO 2016: Era o Hotel Cambridge

/, Entretenimento, Festival de cinema do Rio/FESTIVAL DO RIO 2016: Era o Hotel Cambridge
A trajetória de refugiados recém-chegados ao Brasil que, junto com trabalhadores sem-teto, ocupam um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Em meio à tensão diária da ameaça do despejo, revelam-se dramas, situações cômicas e diferentes visões de mundo. Essa é a história de Era o Hotel Cambridge
É um documentário ou uma obra de ficção? A resposta é: uma deliciosa e surpreendente mistura dos dois.
Muito se tem falado das ocupações e imigrações em diversos países {aqui no Festival assistimos o documentário Muros}, mas pouco se mostra de como vivem os refugiados no Brasil. Nosso país é conhecido pela hospitalidade, por ter as portas abertas. OK, mas e quando eles entram aqui?
Era o Hotel Cambridge mostra a rotina de um dos prédios ocupados em São Paulo, cidade que recebe o maior número de imigrantes de outros países e mesmo daqui, de outros Estados, em especial do Nordeste. Sem dinheiro, sem casa, essas pessoas se unem em áreas abandonadas, formando verdadeiras comunidades. E lá dentro, a vida não é fácil – mas tem a riqueza da mistura.
A diretora Eliane Caffé compõe um elenco de atores profissionais e moradores dessas ocupações. Realidade e ficção. Arte. José Dumont, Suely Franco, e Carmen Silva interagem perfeitamente bem com os não-atores, e parecem sentir a força da luta que representam.
A arte se faz presente também nesse contexto de contestação. Festivais de Música das diversas culturas, poesia, teatro. Que lindo!
Era o Hotel Cambridge é, sem dúvida, uma das maiores surpresas desse Festival. Imperdível!
   
A 18ª edição do Festival do Rio acontece de 06 a 16 de outubro, e nós da VISÃO.ARTE estamos ligados em tudo, trazendo o melhor pra você.
Até a próxima, 
2017-09-25T01:34:17+00:00 0 Comentários

Sobre o Autor:

Lathife Porto
Meu nome é Lathife Porto, tenho 33 anos, sou jornalista, assessora de imprensa, e apaixonada por arte e cultura. Moro no Rio de Janeiro, estou sempre em Paraty {RJ}, mas você pode me encontrar em qualquer lugar do mundo – principalmente no mundo virtual.

Deixar Um Comentário