

Um dos mais cultuados musicais da história – que recebeu desde sua estreia, na década de 1980, uma dezena de prêmios Tony e até versão para o cinema – finalmente ganha uma versão brasileira. Após estreia elogiada em São Paulo, Barnum fez enorme sucesso também noTeatro Casa Grande, no Rio de Janeiro. Para a empreitada – que aqui ganha versão brasileira de Claudio Botelho, direção de Gustavo Barchilon, coreografia/direção de movimento de Alonso Barros e direção musical de Thiago Gimenes – foram escalados Murilo Rosa para o papel-título e Sabrina Korgut na pele da poderosa Charity – outros destaques são as atrizes Giulia Nadruz dando vida a antagonista Jenny Lind e Diva Menner no papel da mítica Joice Heth.
O elenco estelar dará vida a uma história real que ganhou, no decorrer de sua história, fãs, lendas e muita especulação. Enredo este que nos dias atuais ainda levanta debates importantes que ajudam a contar e a refletir sobre a humanidade, a igualdade e, claro, a inclusão. Barnum, como o nome aponta, é o musical baseado na vida do showman e empresário do ramo do entretenimento Phineas Taylor Barnum, cujo mais famoso empreendimento foi um museu itinerante que era uma mistura de circo, zoológico e personagens freaks, com destaque, por exemplo, para uma mulher de 160 anos.
Um comitê diverso foi montado para que a versão brasileira fizesse plena alusão aos dias atuais – a história do personagem principal fala de um mundo de outrora mas com questões ainda pertinentes ao planeta atual. “A diversidade é ponto central nesta versão contemporânea. Se em sua época ele poderia gerar controvérsias, é sabido que, amado ou odiado, verdadeiro ou mentiroso, Barnum levantou discussões calorosas”, afirma Barchilon. Afinal, o que é diferente? E por que não incluir e aceitar tais diferenças?
Para além do pensar, Barnum – O Rei do Show é sobre se emocionar. Já no foyer do teatro será criada uma cenografia para levar o espectador à atmosfera circense, bem como é esperada a cena em que Murilo Rosa anda, literalmente, na corda bamba. Cabe a Sabrina Korgut dar vida a sua esposa, a poderosa Charity – mulher que fez os sonhos do marido possíveis e que confirma a velha máxima de que junto de um grande homem sempre existe uma grande mulher – sendo este o verdadeiro coração da história.
Como toda história de amor tem seus oponentes, Giulia Nadruz interpreta Jenny Lind, a contratada para uma turnê que também é alvo de toda a atenção de Barnum – para o lamento de Charity. Já entre a trupe do circo, o destaque vem por meio da cantora recifense Diva Menner, uma mulher trans que emociona na montagem encarnando uma das atrações mais populares de Barnum: Joice Heth, conhecida em sua época como “a mulher mais velha do mundo”.
Simplesmente deslumbrante!! Barnum – o Rei do Show não deixa nada a dever aos musicais da Broadway, com o bom “ziriguidum” brasileiro. A grande surpresa é Murilo Rosa, famoso por seus papeis na TV, dando um show em um musical que, além de técnicas de interpretação e música, exige talentos circenses.
Não há muito o que falar sobre Sabrina Korgut: ela é uma das melhores atrizes de musicais do Brasil, e só prova isso mais uma vez em Barnum. Dá o seu recado com louvor. A química entre ela e Murilo fascina.
Todo o elenco de atores e bailarinos está impecável, e não poderia ser diferente em uma obra dirigida por Claudio Botelho. O diretor nos apresenta não apenas um show de arte e música, mas uma história de vida. Ele nos traz as paixões e contradições de um homem – o que gera total identificação na plateia. Barnum pode ser eu ou você.
Em cartaz até domingo, dia 01, Barnum – o Rei do Show é uma ótima forma de retomar a vida teatral nesse pós pandemia.
Muitos aplausos.
Serviço:
Teatro CASA GRANDE
Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – a – Leblon, Rio de Janeiro – RJ, 22430-060
Classificação: Livre
De 11 de março a 01 de maio de 2022
Horários: sexta, às 20h30, sábado às 17h e às 20h30, domingo às 16h e às 19h30
Valores: Ingressos a partir de R$ 25,00 (meia entrada)
Compras via internet: https://www.eventim.com.br/artist/barnum/
Vendas na bilheteria do Teatro:
Horários: Terças e Quartas 12h às 19h, Quinta a Domingo das 15h até 30 minutos após o início da última sessão.
Duração: 100 minutos
Agradecimentos: Trigo Comunicação.
Beijinhos e até a próxima,