Depois do sucesso da versão virtual assistida por mais de 15.000 pessoas,  Música no Museu prossegue nos dias 2, 16, 23, 27 e 31 de outubro, de forma presencial, o evento “Sons do Brasil”. A programação está cantando e “contando” a diversidade musical brasileira das cinco regiões do país. As apresentações estão visitando os ritmos, coreografias e canto desde o período da escravidão e que vão gradualmente se transformando em ritmos, coreografias e cantos autônomos. Inicialmente cultivados pela população mestiça e, num segundo momento, dentro dos teatros e das “casas dos brancos”, já sob a forma de canções ou danças como a fofa, o lundu e o fado. O evento está abordando também os autos de coroação dos reis do Congo, que deram origem ao maracatu pernambucano, ao afoxé baiano e aos cantos de trabalho dos escravos no campo e nas cidades. Os sons dos negros no Brasil iluminam uma série de fatos culturais, que estão na base da “música popular brasileira”.

O projeto, que é patrocinado pelo BTG-Pactual, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, é fruto de um trabalho de pesquisa do musicólogo Newton Nazareth. A ênfase do projeto é na música das regiões brasileiras, edição incluindo Libras que foi e continua sendo exibida pelos canais do Música no Museu e complementada com a versão presencial que também será transmitida on-line.

Programação Presencial:

Local: Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro

Endereço: Est. Santa Marinha s/n – Gávea, Rio de Janeiro / RJ

Data: 2 de outubro – 11h00

Villa-Lobos in Jazz.

Programa: As músicas de nosso compositor maior e seus contemporâneos em ritmo de jazz.

 

Local: Centro Cultural Parque das Ruínas

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Tereza, Rio de Janeiro / RJ

Data: 16 de outubro – 11h00

Trio Caxangá.

Programa: As músicas do Nordeste.

Local: Centro da Música Carioca Arthur da Távola

Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro / RJ

Data: 23 de outubro – 17h00

Trio Marco de Pinna, Kevin Shorttal, violão de sete cordas, Diogo Trindade, percussão. Participação especial, Harold Emert, oboé – o chorinho brasileiro.

Local: Museu do Exército – Forte de Copacabana

Endereço: Praça Cel. Eugênio Franco, 1- Posto 6 – Copacabana, Rio de Janeiro / RJ

Data: 27 de outubro – 18h00

Duo Sheila Zagury, piano e Dani Spielmann, sax, flauta

Programa: Uma viagem pelo Brasil em ritmo de choro

 

Encerramento:

Local: Museu da Justiça

Endereço: Rua Dom Manoel s/no – Centro, Rio de Janeiro / RJ

Data: 31 de outubro – às 18h00

Camerata do Uerê – Comunidade da Maré

Programa: Músicas brasileiras de todos os tempos.

Informações e imagens: JP Assessoria em Comunicação.

Participe!!

Beijinhos e até a próxima,

 

Lathife Porto

Escrito por

Lathife Porto

Meu nome é Lathife Porto, sou comunicadora e apaixonada por moda e beleza {acessórios são vício!}, arte e cultura, decoração, arquitetura, e entretenimento.

Moro no Rio de Janeiro, estou sempre em Paraty {RJ}, mas você pode me encontrar em qualquer lugar do mundo – principalmente no mundo virtual.