Em 2001, no projeto “Stay or Get Away” (“Fique ou Fuja”), desenvolvido pelos Satyros na Europa, adolescentes da Dinamarca, Alemanha e Polônia se encontraram para criar um espetáculo a partir de suas histórias e depoimentos pessoais. O trabalho foi apresentado com sucesso nos três países.
Desde 2008, o projeto vem sendo desenvolvido no Brasil, com adolescentes da rede pública de ensino. Um dos objetivos é promover nos adolescentes a conscientização de seu próprio “eu” na sociedade, de forma a colaborar para a formação de cidadãos do futuro que se empenhem na evolução de sua sociedade.

Satyros Teens pretende fomentar o diálogo com esses jovens por meio do teatro e ampliar seu interesse pela cultura, além de dar voz às realidades de cada atuante, a partir de uma dramaturgia construída coletivamente através de depoimentos e improvisações.


O Espetáculo
“Millennials”,

com direção de Diego Ribeiro, é uma peça dirigida ao público adolescente, que tem em sua essência a fábula e a intercessão de linguagens artísticas como dança, música, circo e teatro. Tratando das questões juvenis com um elenco formado por atores juvenis preparados pelo Satyros, “Millennials” oferece a este público um espaço de reflexão e arte.

O espetáculo foi construído a partir de depoimentos pessoais dos próprios artistas adolescentes, sobre os seus problemas do dia a dia, angústias, desejos e frustrações.
Os nove intérpretes foram escolhidos ao longo de um processo seletivo com mais de 300 jovens espalhados por todo o país, que contaram suas histórias e mostraram suas habilidades artísticas durante as etapas de seleção.
Satyros Teens 
Vários jovens formados por este braço adolescente d’os Satyros seguiram carreira profissional, como o ator Lucas Koka Penteado, integrante do BBB 21 e atualmente contratado pela TV Globo; a atriz Taiane Martins, protagonista da franquia do espetáculo musical “O Rei Leão”, que atualmente reside na Cidade do México; Johnny Klein, ator e youtuber fundador do canal Uatafuke, com centenas de milhares de seguidores no YouTube; além de outros jovens que continuam trabalhando com a Cia Os Satyros e outros grupos teatrais.
Atuantes desde 2008, Satyros Teens tem sua estrutura baseada no programa “Stay or Get Away” (“Fique ou Fuja”), que o diretor Rodolfo García Vázquez, cofundador d’Os Satyros, criou na Alemanha em 2001.

Ao longo destes anos, estudantes de escolas públicas entre 14 e 17 anos vem desenvolvendo espetáculos a partir das suas experiências pessoais, já tendo criado mais de 10 montagens inéditas, como “Na Real”, “Vida Perfeita”, “Vida Sublime”, “Meu Mundo em Preto e Branco”, “Que Bicho Sou Eu?”, “Se Essa Rua Fosse Minha” e “Vida Bruta”.

O espetáculo “Vida Bruta” foi indicado, em 2016, ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, na categoria “Revelação”, e se manteve em cartaz e em circulação por mais de três anos.

 

O núcleo já se apresentou em dezenas de cidades brasileiras e fora do país – em 2009, participou da Semana Nacional da Tolerância em Paris, na França.

 

 

Os Satyros na Pandemia

Desde o início do período de isolamento, com o advento da pandemia do COVID-19, Os Satyros mergulharam no teatro digital, se tornando uma das companhias mais ativas durante esse momento. Já estreou 15 espetáculos de forma on-line, além de realizar o Festival Satyrianas no mesmo formato, reunindo mais de 400 atrações, das mais variadas expressões artísticas. Por estes trabalhos digitais, já recebeu 6 prêmios e 14 indicações nacionais e internacionais.

A primeira peça a ser pensada para a plataforma do Zoom, “A Arte de Encarar o Medo”, criada e apresentada em 2020, recebeu quatro montagens: as versões brasileira, afro-europeia, norte-americana e, por fim, mundial – todas dirigidas e ensaiadas remotamente pelo diretor brasileiro Rodolfo García Vázquez, e vistas por mais de 30.000 pessoas pelo mundo.

A cia. de teatro Os Satyros é também uma das mais antigas e importantes em São Paulo, já produziu em 32 anos mais de 100 espetáculos, se apresentou em 36 países e ganhou mais de 130 prêmios – incluindo os maiores do teatro brasileiro, como APCA, Shell, Mambembe, APETESP e Governador do Estado de São Paulo.

 

Serviço:

 

“Millennials”
Estreia: dia 02 de outubro {sábado}, às 16h
Ingressos Gratuitos
Onde retirar e assistir: Espaço Satyros Digital – Sympla/Zoom
www.sympla.com.br/espacodigitaldossatyros

Horários sábados e domingos, às 16h
Gênero: comédia
Classificação Indicativa: 10 anos
Duração: 50 min
Temporada: até 05 de dezembro (exceto dias 21 e 28 de novembro)
www.satyros.com.br | Facebook: Satyros | Twitter: @os_satyros | Instagram: @ossatyros | YouTube: Os Satyros Cia. de Teatro

Informações e imagens: JSPontes Comunicação.

 

Beijinhos e até a próxima,

Lathife Porto

Escrito por

Lathife Porto

Meu nome é Lathife Porto, sou comunicadora e apaixonada por moda e beleza {acessórios são vício!}, arte e cultura, decoração, arquitetura, e entretenimento.

Moro no Rio de Janeiro, estou sempre em Paraty {RJ}, mas você pode me encontrar em qualquer lugar do mundo – principalmente no mundo virtual.